O ESPAÇO NATURAL AFRICANO

A África é o segundo continente mais populoso do planeta, e o terceiro mais extenso. Sua superfície ocupa uma área de aproximadamente 30 309 677 quilômetros quadrados, possuindo em torno de 900 milhões de habitantes e 53 países. O continente africano é famoso por suas belezas naturais, principalmente em relação à vida selvagem. Possui diversos vales férteis, além de grandes desertos, como o do Saara - maior deserto do mundo -. A África é conhecida também por ter uma grande diversidade, em relação a tudo, incluindo o contraste de riqueza e pobreza existente. Faz fronteira com a Ásia e a Europa, sendo separada da Europa pelo Mar Mediterrâneo e ligada a Ásia pelo nordeste, na área correspondente ao istmo de Suez. O norte do continente é banhado pelo Oceano Atlântico na costa ocidental, e pelo Oceano Índico, na oriental.

O Relevo

O relevo africano é caracterizado pela constante presença de planaltos constituídos por rochas muito antigas, resultantes da ação erosiva nas antigas elevações. Os planaltos possuem uma área mais desgastada, chamadas de fraturas, e o lado que possui uma imensa linha de fraturas/falhas é chamada pelos ingleses de Rift Valley. Essa grande linha é ocupada por muito lagos como o Alberto, o Tanganica, Niassa, o Vitória – segundo lago maior do mundo -. Esses lagos no tempo de cheia contribuem muito para a agricultura, além dos vários maciços vulcânicos, que também deixam os solos férteis.
No norte do continente existe a cadeia montanhosa do Atlas, tem formação recente e alcança em média quatro mil metros de altitude, e possui o monte Tubkal (4165 m), que ocupa áreas da Argélia e do Marrocos. Já no sul, localiza-se a cadeia do Cabo, e que ao contrário do Atlas, possui formação geológica bem antiga, de onde pertence os montes Drakensberg (3 300 metros de altitude).
No litoral e também às margens dos rios, estão as planícies costeiras, em sua maioria estreitas, encontram-se a oeste e nordeste, estendendo-se para o interior. Já na parte oriental do continente, é possível perceber características bem marcantes no relevo africano: Falha geológica estendendo-se do norte ao sul; presença de planaltos e depressões relativas; e é também nessas áreas onde encontram-se os maiores lagos do continente, rodeados por umas das mais elevadas montanhas, como: Kilimanjaro (5895 metros), Ruvenzori (5190 metros) e Quênia (5199 metros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário